li_icon_1.png

À procura de HOGWARTS no Porto
Roteiro Quiz & Peddy paper de 1 dia

Hogwarts Porto Geral.jpg

Roteiro pedonal com desafios, para famílias, percorrendo os principais pontos históricos da cidade do Porto que se ligam à narrativa da Pedra Filosofal e à inspiração de J.K. Rowling na criação da saga de Harry Potter.

 

Inclui:

Roteiro Quiz "Partida Plataforma 9 3/4"

Peddy Paper "À procura de Hogwarts no Porto"

Peddy Paper "Perdidos na Floresta Proibida"

 

Neste Roteiro vamos descobrir os locais ligados à passagem da escritora J.K. Rowling pelo Porto, onde escreveu os primeiros capítulos do livro – Harry Potter e a Pedra Filosofal.

 

Antes de ser uma escritora reconhecida mundialmente pela saga Harry Potter, J.K. Rowling viveu e trabalhou no Porto durante dois anos. A ideia original de Harry Potter pode não ter nascido na cidade invicta, mas a escritora desenvolveu parte da obra aqui, pelo que, naturalmente, existem muitas influências da cidade e do país na famosa saga.

Convido a percorrer com os miúdos a cidade do Porto à descoberta das influências na autora e na sua obra através de desafios - Quiz e peddy-papers - que irão estimular a curiosidade e a capacidade de observação, num jogo muito divertido em família!

 

Pela diferente complexidade e grau de dificuldade, criei dois roteiros: uma para crianças entre os 6 e os 10 anos e outros para adolescentes entre os 11 e os 15 anos.

Ambos os roteiros estão divididos em três partes, sendo que cada uma decorrerá numa zona distinta da cidade. Percorrer cada uma destas zonas, resolvendo os seus enigmas, demorará cerca de uma hora, num total de quase 4 horas para completar o roteiro – não há pressas e não há vitória para quem terminar em menos tempo.


O objetivo é deambular e saborear esta cidade, deixando a imaginação voar para Hogwarts!

​O que vamos descobrir e conhecer

 

HOGWARTS 6_10.jpg
Roteiro 6_10.png

 “Petrificus Totalus!”
“Wingardium Leviosa!”

 

 

ROTEIRO PARA CRIANÇAS 6-10 ANOS
 

 

Parte I

. Iniciamos na Estação de São BentoPartida na Plataforma 9 ¾ - com um curto Quiz sobre a Estação e a relação com a saga.

. Depois, seguimos pela Praça da Liberdade, onde iremos procurar "O Ardina" com o The Daily Propfhet na mão e alinhamos em direção à Torre dos Clérigos.

Parte II

. A segunda parte decorre numa zona alta da cidade, na Cordoaria, em redor da Reitoria da Universidade do Porto. Aqui estão reunidos diversos pontos de inspiração para a Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts, como a Torre dos Clérigos, que associamos à Torre da Astronomia, a Livraria Lello e a sua relação com a Livraria Flourish and Blotts e, claro, as mágicas escadas. 

O Roteiro Peddy-paper tem início na Torre dos Clérigos, contorna a Reitoria pelo lado da Livraria Lello e regressa ao Jardim João Chagas, onde mágicas estátuas repousam sob o feitiço Petrificus Totalus.

 

Parte III

. A terceira parte deste Roteiro decorre nos Jardins do Palácio de Cristal, a nossa associação à Floresta Proibida. Será que J.K. Rowling veio usufruir das sombras refrescantes, em recantos cheios de magia e vistas deslumbrantes para se inspirar?

Neste Parque maravilhoso, aguarda-nos um Peddy-paper “Perdidos na Floresta Proibida”, que nos levará a descobrir esses recantos mágicos e a perceber se somos verdadeiros fãs de Harry Potter para sairmos ilesos da Floresta.

 

Curioso?

Adquire este Roteiro, descarrega a app LIVE e ... boa viagem e boas descobertas!

HOGWARTS 11_15.jpg
Roteiro 11_15.png

 “Petrificus Totalus!”
“Wingardium Leviosa!”

 

 

ROTEIRO PARA ADOLESCENTES 11-15 ANOS
 

 

Parte I

. Iniciamos na Estação de São Bento – Partida na Plataforma 9 ¾ - com um curto Quiz sobre a Estação e a relação com a saga.

. Depois, seguimos pela movimentada rua comercial, a rua das Flores, a nossa ligação à Diagon Alley, onde o Quiz prossegue em questões sobre a história desta rua antiga e as possíveis inspirações da escritora. 

 

Parte II

. A segunda parte decorre numa zona alta da cidade, na Cordoaria, em redor da Reitoria da Universidade do Porto. Aqui estão reunidos diversos pontos de inspiração para a Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts, como a Torre dos Clérigos, que associamos à Torre da Astronomia, a Livraria Lello e a sua relação com a Livraria Flourish and Blotts.

O Roteiro Peddy-paper tem início na Torre dos Clérigos, contorna a Reitoria pelo lado da Livraria Lello e regressa ao Jardim João Chagas, onde mágicas estátuas repousam sob o feitiço Petrificus Totalus.

 

Parte III

. A terceira parte deste Roteiro decorre nos Jardins do Palácio de Cristal, a nossa associação à Floresta Proibida. Será que J.K. Rowling veio usufruir das sombras refrescantes, em recantos cheios de magia e vistas deslumbrantes para se inspirar?

Neste Parque maravilhoso, aguarda-nos um Peddy-paper “Perdidos na Floresta Proibida”, que nos levará a descobrir esses recantos mágicos e a perceber se somos verdadeiros fãs de Harry Potter para sairmos ilesos da Floresta.

Há corajosos na família?

Adquire este Roteiro, descarrega a app LIVE e ... diverte-te com os mais novos!