Museu da Geira Romana e Museu Etnográfico

14836801_6W8Qr.jpeg

DATA

Qualquer altura do ano


IDADE RECOMENDADA: a partir dos 6 anos

 

 

LOCAL: 

Campo do Gerês - Terras de Bouro

Museu da Geira Romana


Campo do Gerês, também conhecida por S. João do Campo, é uma bucólica aldeia situada junto à Mata da Albergaria e à “Geira Romana”, em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Esta aldeia alberga o Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas, para preservação da memória da aldeia com esse nome, submersa em 1971 devido à construção da barragem.

 

A Via Nova, também designada como Geira ou Via XVIII do itinerário de Antonino é uma estrada romana que ligava duas importantes cidades do noroeste da Península Ibérica – Bracara Augusta  - actual Braga, em Portugal – e Astúrica Augusta – actual Astorga, em Espanha. No troço que passa pela Mata de Albergaria são bem visíveis as ruínas das suas pontes e um conjunto de marcos miliários.

 

A Mata de Albergaria é um dos mais belos e importantes bosques do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), constituída predominantemente por um carvalhal secular que inclui espécies características da fauna e da flora do Gerês.

 

Esta mágica localidade, e sua envolvente, guarda um ecossistema de frágil equilíbrio, cuja riqueza e variedade contribuíram para a sua classificação pelo Conselho da Europa, como uma das Reservas Biogenéticas do Continente Europeu, também classificada como Zona de Protecção Parcial da Área de Ambiente Natural.

A caminhada, de cerca de 8km, passa pela aldeia de S. João do Campo e pela albufeira de Vilarinho das Furnas, acessível para toda a família!