li_icon_1.png

SOMOS NATUREZA – Campo do Gerês

1/5

DATA

Todo o ano

LOCAL:  Campo do Gerês

DURAÇÃO: 2-3 dias / Fim de semana

 

Indicado para famílias com crianças a partir dos 5 anos de idade.

 

 

Campo do Gerês, também conhecida por S. João do Campo, é uma bucólica aldeia situada junto à Mata da Albergaria e à “Geira Romana”, em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Esta aldeia alberga o Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas, para preservação da memória da aldeia com esse nome, submersa em 1971 devido à construção da barragem.

 

A Via Nova, também designada como Geira ou Via XVIII do itinerário de Antonino é uma estrada romana que ligava duas importantes cidades do noroeste da Península Ibérica – Bracara Augusta  - actual Braga, em Portugal – e Astúrica Augusta – actual Astorga, em Espanha. No troço que passa pela Mata de Albergaria são bem visíveis as ruínas das suas pontes e um conjunto de marcos miliários.

 

A Mata de Albergaria é um dos mais belos e importantes bosques do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), constituída predominantemente por um carvalhal secular que inclui espécies características da fauna e da flora do Gerês.

 

Esta mágica localidade, e sua envolvente, guarda um ecossistema de frágil equilíbrio, cuja riqueza e variedade contribuíram para a sua classificação pelo Conselho da Europa, como uma das Reservas Biogenéticas do Continente Europeu, também classificada como Zona de Protecção Parcial da Área de Ambiente Natural.

 

Neste precioso tesouro natural do nosso país, podemos viver dias de aventura e contacto permanente com a natureza, no ambiente seguro e amigo dos mais novos como o Parque da Cerdeira.

 

Dentro do parque temos um percurso “Parque Aventura” para os crescidos e “Kinder Aventura” para os mais pequenos.

Podemos fazer também uma caminhada junto à Albufeira de Vilarinho das Furnas e canoagem.

No final, para descansar de tanta atividade, visitamos o Museu da Geira e o Museu Etnográfico para ficar a conhecer um pouco melhor este património histórico, cultural e natural.

PROGRAMA:

 

Dia 0 – chegada / caminhada noturna na Aldeia de S. João do Campo;

Dia 1 – canoagem / Parque Aventura e Kinder Aventura / Atelier ambiental / Noite de Quiz;

Dia 2 – caminhada pela Mata da Albergaria e albufeira / visita aos Museus Etnográgico e da Geira;

 

NOTA: O parque da Cerdeira dispõe de alojamento em Bungalows. Também existe a possibilidade de acampar no parque, dispondo o mesmo de excelente condições para essa forma diferente e divertida de pernoitar com crianças.